sábado, 31 de dezembro de 2011

ALIMENTAÇÃO

As cabras são ruminantes, com algumas caracteristicas muito próprias no que diz respeito á alimentação, são muito selectivas e exigentes com a qualidade dos seus alimentos.
A alimentação das nossas cabras é baseada em forragens de alta qualidade ( feno de luzerna, feno de azevem, feno-silagem e silagem de milho) e um composto de cereais e correctores para equilibrar a dieta diária.
O maneio alimentar divide se em varias etapas e fases, as chibas e cabritas até aos seis meses de idade comem granulados e forragens há descrição, a partir dos seis meses comem misturas unifeed.
Todas as dietas são feitas tendo em conta o estado dos animais, dessa forma promovemos animais mais saudáveis a custos razoáveis.








sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

MACHOS NOVOS

Foi no passado dia 28-12-2011, que voltei a Jumilha para comprar mais 10 novos Reprodutores, novamente da exploração FH.



Todos os animais comprados nasceram em Agosto de 2011, vão iniciar a sua vida reprodutiva quando atingirem 1 ano de idade.
Sempre na perspectiva de melhorar geneticamente, só compramos machos filhos de Bodes melhorantes da Raça.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

SAUDE E GENETICA

Na nossa exploração, a SAÚDE dos animais está em primeiro plano. Só dessa maneira é que os animais podem mostrar todo o seu potencial GENÉTICO.

Possuímos uma classificação oficial de B4 (exploração indemne de bruceloses), fazemos controlo interno da Tuberculose, ParaTubercolose, Agalaxia e CAEF através de analises efectuadas em Espanha nas quais sempre temos classificação negativa, o que nos coloca como exploração indemne.

Existe um plano de vacinação que é comprido com muito rigor, assim como as desparasitações.

Nos ultimos 5 anos não existiu nenhum caso de mamites.

Comprimos todas as recomendações exigidas pelo Agrupamento de Defesa Sanitaria de Monforte.

Cabras sem saude não são cabras.

sábado, 17 de dezembro de 2011

ACRIMUR

Marca de exelencia e rigor da qual fazemos parte de uma forma de parceria no que diz respeito a ensaios e testes de melhoramento da raça. 




SOCIO FUNDADOR

António Joaquim da Fonseca Ricardo, meu pai e sócio da Sociedade Agro - Pecuária do Vale Feijoal, numa das nossas idas a Múrcia, neste caso em casa de D. Francisco Herrero Sanchez .

Desde que inicia-mos a nossa exploração, que o meu Pai sempre quis aprender e fazer como os melhores, para isso foi necessário "infiltrarmo-nos" nas vidas daquelas gentes de Jumilla e pouco a pouco ir ganhando a confiança deles e dessa forma aprender com quem sabe.  





sábado, 10 de dezembro de 2011

RAFEIROS do ALENTEJO


Galega e Galera do Chaveiro D`Alter

 

BEM ESTAR ANIMAL = MAIS SAUDE = MAIS LEITE

A pensar no bem estar animal, adquirimos mais um equipamento que nos vai tornar mais competitivos.
Desta vez trata se de um espalhador de palha, com este equipamento a tarefa de fazer camas torna se mais rápida e barata.
Como nos meses de inverno os nossos animais tem sempre camas secas e quentes, é uma tarefa que se tem de efectuar não diariamente mas de dois em dois dias.
Com este equipamento esta tarefa passa a ser feita só por um operador, num quarto do tempo com 60% menos de palha.




O espalhador que adquirimos esta preparado para qualquer tamanho e formato de fardo.


A potencia necessária são 80 CV


Tem um alcance de projecção de palha até 14 metros.


Os animais agradecem....


domingo, 27 de novembro de 2011

TRANSPORTE de ANIMAIS

Estamos equipados com meios de transportes para fazer entregas dos animais vendidos por nós em qualquer parte do pais com a máxima segurança e bem estar. Possui mos formação de manuseamento de animais.


Desta forma garantimos que haja o menos strees possível durante a transição dos animais das nossas instalações para a sua nova estadia.

VENDA de CHIBAS

Foi no dia 24-11-2011, que fizemos mais uma entrega de 105 exemplares (99 fêmeas e 6 machos),à Sociedade Monte da Zorra, Lda.
Esta exploração iniciou se na actividade da caprinicultura há mais ou menos 4 meses com a compra de um rebanho de 300 animais na sua zona.
Querendo fazer uma melhora genética, esta exploração, apostou na compra de animais da nossa exploração, muito obrigado e boa sorte.

sábado, 5 de novembro de 2011

CAVALOS LUSITANOS

Como é referido nas actividades da Soc. Agro - Pec. do Vale Feijoal,lda., a criação de cavalos Puro Sangue Lusitano é uma actividade que é um sonho por parte dos sócios e que esta a começar.

Adquirimos no passado mês de Setembro duas éguas ferro Romão Tavares, Carapuça e Descarada ambas filhas do conceituado cavalo IBÉRICO.

A Carapuça é uma égua de pelagem castanha com as crinas e cabos pretos, nascida a 25-02-2007 com o nº 225438 e obteve a pontuação de 73.5 pontos, com 12 pontos nos andamentos.
É filha da Olaia 71 pontos (Embaixador) e IBÉRICO.

A Descarada é uma égua de pelagem castanha com as crinas pretas, frente aberta e calçada do posterior esquerdo, nascida a 27-01-2008 com o nº 231472.
É filha da Narceja 72.5 pontos (Embaixador) e IBÉRICO.

As éguas de 5 e 4 anos vão ser cheias por um cavalo Veiga já esta época.


                                          


                                                 DESCARADA e CARAPUÇA

                                                                CARAPUÇA

As éguas pastam na herdade Monte dos Tojais.

Vamos tentar dar um contributo positivo nesta nobre arte da criação de Cavalos Lusitanos, apostando sempre no que nos parece melhor.  

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

MACHO MELHORANTE da RAÇA MURCIANA GRANADINA




Um exemplar unico.... 4 anos de idade, comprado em Jumilla - Murcia, proveniente da exploração de D. Francisco Herrero Sanches, sigla FH.
As filhas estão a dar uma media de 530 litros na 1ª barriga.

SEMENTEIRA 2011 - 2012

Como todos os anos, ao chegar o mês de Setembro começamos a preparar a sementeira das forragens de outono - inverno, este ano a agua veio mais tarde o que atrasou esta tarefa para o fim de Outubro principio de Novembro.
A área semeada são 25 hectares e a cultura utilizada é uma consuciação  de aveia, azevem e ervilhaca.
Na área total, 15 hectares são destinados a feno e 10 hectares a feno - silagem, nestes efectuamos dois cortes.

Este processo de sementeira inicia se com o espalhar de estrumes provenientes das camas de palha dos pavilhões das nossas cabras.



Depois passa se com uma grade de discos para misturar o estrume com a terra.



Segue se uma passagem com escarificador para a cama de sementeira ficar parelha.



Distribui se o adubo com um espalhador centrifugo com uma densidade de 250 kg/hct.


Semeia com um semeador de linhas, com uma densidade de 175 kg/ hct.



Por fim para aconchegar a terra as sementes e esconder alguma pedra, rolamos.



Agora só resta esperar que o ano seja bom.


CRIA e RECRIA das CABRITAS

Na Soc. Agro - Pec. do Vale Feijoal, as fases da cria e recria das cabritas, são feitas com o máximo rigor, quer na fase de encolostramento (colostro pasteurizado), como em todo o período de aleitamento e continua com o desmame.

Estamos equipados com 3 salas de aleitamento artificial com capacidade de 250 cabritos cada.
As naves de aleitamento artificial estão equipados com o mais moderno equipamento de controlo ambiental, de forma a garantir um ambiente excelente para o desenvolvimento das cabritas nesta idade.

O peso médio de uma cabrita raça Murciana - Granadina ao  nascimento no Vale Feijoal é de 2.8 kg, o desmame é feito aos 60 dias e o peso médio é de 12 kg/p.v. de desenvolvimento corporal.

Durante a fase de aleitamento as cabritas tem á desposição leite, ração e agua 24 horas por dia.

Neste periodo procede se á descorna e vacinação



.

SALA DE ORDENHA


Sala de Ordenha GEA Farm Technologies 1 x 18, saída rápida, com medição electrónica e retira dores automáticos.
(Vendida e assistida por Sanileite, Lda.)

Esta sala tem um rendimento de 200 animais hora com dois operadores.
Não damos alimento nenhum na sala, nem fazemos sob ordenha.
A sala de ordenha faz 3 lavagens automáticas após cada ordenho e faz uma lavagem uma hora antes.
Os animais são ordenhados 2 vezes ao dia (7 horas e 17.30 horas).

O efectivo está dividido em lotes :

1º Lote : Chibas 1º parto
2º Lote : Cabras Alta Produção
3º Lote : Cabras Media Produção
4º Lote : Cabras Baixa Produção

quinta-feira, 7 de julho de 2011

SERVIÇO VETERINARIO

É verdade que o sucesso tem sido palavra de ordem nesta exploração, grande parte desse sucesso deve-se ao trabalho realizado por um Grande Homem, o Dr. Manuel Hierro Gradeta, medico veterinário Espanhol, mestre em caprinilcultura e com grande sensibilidade de campo.

Para este sucesso, muito tem ajudado a experiência desde Homem em Nutrição, a forma como cada dieta é vista e trabalhada é fundamental para o sucesso, as combinações entre as forragens e os concentrados, nunca esquecendo a humidade e a percentagem de finos, torna cada mistura Unifeed um "Menu" fabuloso para os nossos animais.
Aliada à nutrição, a sanidade está sempre na ordem do dia, com um plano sanitário onde não entra qualquer tipo de terapia de tratamento com base em antibióticos, mas sim uma terapia de prevenção através de vacinações, os nossos animais tem uma longevidade rentável garantida.

Outro factor importantíssimo para o bom funcionamento desta exploração é a gestão reprodutiva, através do controlo do estado corporal dos animais, da época do ano em que se fazem as cubrições ou inseminações, dos testes de gestação, na escolha e nos testes morfológicos e produtivos dos machos utilizados para padrear, enfim há uma responsabilidade para com os parâmetros standartes da raça Murciana - Granadina que de forma alguma são esquecidos ou desrespeitados, dessa forma é nossa missão que os nossos animais sejam ano após ano melhores.

Também nas decisões de ordem estrutural, as directrizes deste Homem foram e são as mais correctas, estando sempre o factor custo beneficio em primeiro plano.

Enfim tem sido um trabalho duro, mas sem a colaboração deste AMIGO, mais duro seria e provavelmente já teria terminado, mas com um fim triste.
Os resultados tem dado força para não parar e continuar com ilusão, porque só dessa forma é que é possível, só posso dizer....
Manolo Obrigado ou Gracias......

Possivel regresso á informação

Tem sido bastante complicado manter as informações actualizadas, mas o trabalho não para.
A exploração leiteira continua a ritmo acelerado, não só aumentando a quantidade de litros de leite produzido, como a melhora na qualidade desse mesmo leite.

A selecção continua na ordem do dia, só dessa forma se pode garantir uma continuidade segura, com a ajuda da medição e identificação electrónica da Westfalia Surge, os parâmetros de selecção ficaram mais sérios, o controlo alimentar e reprodutivo mais eficazes permitindo dessa forma uma rentabilidade nunca antes conseguida.

Nesta altura já nos equipamos com mais mecanismos que nos ajudam a que todas as tarefas necessárias para a boa pratica da criação de Caprinos da Raça Murciana - Granadina, seja feita de uma forma mais fácil e que os resultados sejam os melhores possíveis.

Estando todo o processo produtivo salva guardado, resta nos dar o passo a seguir, transformação e comercialização...